queimadura solar é caracterizada por uma reação inflamatória na pele cuja intensidade está correlacionada ao grau de dano no DNA e seu potencial de destruição de células. Essa inflamação leva a sintomas como sensibilidade, vermelhidão, inchaço, dor, erupções exacerbadas e formação de bolhas.

As principais dúvidas

e as nossas respostas

AÇÃO CALMANTE E QUEIMADURAS

A radiação UV do sol desencadeia uma cascata de eventos na pele, incluindo a produção de substâncias inflamatórias que causam vermelhidão, inchaço e dor. Ativos calmantes agem nesses mecanismos, bloqueando ou reduzindo a produção dessas substâncias.

Aloe vera, por exemplo, inibe a enzima ciclooxigenase-2 (COX-2), responsável pela produção de prostaglandinas, mediadores inflamatórios que causam dor e vermelhidão. Ao reduzir a inflamação, esses ativos proporcionam alívio dos sintomas da queimadura solar.

Este conteúdo tem como objetivo informar e educar, mas não substitui a consulta com um profissional de saúde. Para qualquer problema de saúde, procure sempre a orientação de um médico ou outro profissional qualificado. Não recomendamos o uso dos produtos em pele lesionada sem a prescrição ou orientação médica.